PRESSET DE FERRAMENTAS
PRESSET EM X
Via MDI, ativar a função G99 e ligar o eixo arvore. Depois usinar diâmetro medir
Exit
Jog Incremental
Posicionar o cursor até o incremento e digitar o diâmetro conhecido
Enter
Acionar X-
Ativar pagina de dimensões de ferramenta e inserir o valor do balanço em X da ferramenta
Referência de trabalho
Dimensões de ferramenta
Posicionar em X enter
Posicionar T ( numero de ferramenta ) enter
PRESSET EM Z
Encostar a face de referência num ponto de fácil acesso( face da castanha ou face da peça ) . Ess ponto será usado como referência em Z.
Manual
Jog
Encostar na face de referência
Via MDI, referenciar eixo Z através da função G92 como segue:
Manual
MDI
Status
Posicionar o cursor no campo de entrada de dados na parte inferior do vídeo
Digitar G92 Z0 ( para zerar a coordenada em Z neste ponto )
Enter
Cycle Start ( 0 campo ZC será automaticamente zerado )
Shift/CycleStop
Exit ( apaga a mensagem )
Posicionar a ferramenta a ser referenciada encostando a sua ponta na face de referência adotada
Manual
Jog
Encostar a ferramenta na face tomada como referencia
Referencia de trabalho
Dimensões de ferramentas
Posicionar Z enter
Posicionar T ( numero de ferramenta ) enter ( automaticamente o balanço da ferramenta será registrado no campo Z – COMP )
G54 REFERENCIAMENTO DO ZERO PEÇA
O termo zero peça corresponde a um ponto que serve como origem para determinação dos perfis dos trabalhos, onde as coordenadas em X e em Z possuem valor zero ( 0,0 )
Pagina de modo
Editor
Programa novo
Editor
Lista
Digitar um programa para chamada de uma ferramenta qualquer já referenciada.
EX.: G99#T0101#M6#M30#
AUTO
STATUS
Cycle Start ( verifique se o numero de ferramenta selecionada foi registrado no campo TC e TP da página de Status
encostar a ferramenta na face da peça
referencia de trabalho
referencia de ferramenta
posicionar o cursor no campo G54
enter ( o zero peça é referenciado )
Toda troca de ferramenta deve conter
G00 X100.Z100.
T00
G54
T0101 (exemplo para chamada de ferramenta 01 ou troca )
M6
Daniel nao ente3ndio a sua pergunta
ResponderExcluirme mande um email juliolimacnc@yahoo.com.br
A professor quando eu entro na area de dimensoes da ferramenta e levo o curso em x-COMP e aperto enter nao acontece nada..estou fazendo algo errado ou tenho que colocar o valor manualmente.
ResponderExcluirComo conseguir jogar o zero peça no fundo da peça ou seja, na face traseira da peça? (comando mach).
ResponderExcluirQuando você for fazer o zero peça em G54, na página de referência de ferramenta, posicione o cursor em "ZOFFSET" e digite o comprimento da peça com o sinal negativo
Excluirboa tarde , se eu quiser fazer o zeramento de 2 ou mais ferramentas é desse mesmo modo ? ou se fizer assim e mudar o G54 não vai mudar o zeramento de todas as ferramentas?
ResponderExcluirFaz o zeramento de todas as ferramentas desse jeito, depois é só fazer um G54 que a máquina já puxa todas as dimensões das ferramentas que vc zerou
ExcluirBom dia como faço zeramento de broca
ResponderExcluirMesmo esquema, só vai encostar ela em um diâmetro conhecido e fazer o restante como está aí
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde, professor.
ResponderExcluirEstou com o seguinte problema: quando faço o 0 peça e coloco o cursor no G54 ou 55 e pressiono enter, o valor de G54 ou 55 fica sempre 600mm maior, ou seja, se tenho uma peça de 100mm de comprimento e quero o zero peça na face frontal, o meu zero peça real está ficando com 700mm, isto é, começa a usinagem no vazio.
Eu contorno isso subtraindo 600mm no g 54 ou 55 na página de dimensões de ferramenta.
Como faço para corrigir isso?
Obrigado!
muito bom professor, eu gostaria de sabes se possivel , o guia rapido do torno siemes. muito obrigado professor.
ResponderExcluirBom dia professor estou começando agora a manusear um CNC Mack 5 e não consigo fazer ele girar a árvore nós programas você poderia mandar um programa simples pra mim montar e resolver o problema desde já agradeço
ResponderExcluirProfessor boa tarde,a escolha do G54 para o zeramento das ferramentas,tem que seguir o mesmo método da escolha na estrutura do programa, ou seja,a origem na frente ou atrás da peça
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