quarta-feira, 2 de junho de 2010

GUIA RÁPIDO TORNO CNC COMANDO MACH 9

Guia Rápido para torno CNC comando MACH 9
Ligar o torno CNC
1. Ligar a geral (atrás da máquina)
2. Abrir o registro do ar
3. Girar a emergência desativando-a
4. Teclar SHIFT + CYCLE STOP
5. Teclar EXIT
6. Ligar o comando dos eixos (teclas em baixo, usar setas para baixo ou para cima)
7. Teclar MANUAL
8. Teclar Referencia de máquina
9. Teclar CYCLE START
----------------------------------------------------------------------------------------------
Desligar o torno CNC
1. Teclar SHIFT + EXIT (retornar a tela principal)
2. Apertar a emergência
3. Fechar o registro do ar
4. Desligar a geral.
----------------------------------------------------------------------------------------------

Digitar um programa novo (ou reedição):
1. Teclar SHIFT + EXIT (tela principal)
2. Teclar Editar
3. Programa novo (ou digite o número do programa para reedição)
4. Editor
5. Lista
6. Editar o programa
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Testar um programa com gráfico:
1. Teclar SHIFT + EXIT (tela principal)
2. Teclar Editar
3. Digitar o Numero do Programa no Editor e Teclar ENTER
4. Teclar Lista
5. Teclar Gráfico
6. CYCLE START
7. Para visualizar o desenho - teclar => Janela + Limite de Software + Zerar + apagar
8. Teclar EXIT
9. CYCLE START
10. Para melhor visualização = Janela + reduzir ou ampliar + Shift e Setas para ajustar a tela com a peça.
11. Aparar + EXIT + CYCLE START
12. Para visualizar o G0 clicar em RÁPIDO
13. Apagar e  CYCLE START
--------------------------------------------------------------------------------------------
Testar um programa sem rotação:
1. Teclar SHIFT + EXIT (tela principal)
2. Teste
3. Teste sem rotação
4. CYCLE START ou passo a passo (o passo a passo é o mais indicado)
Obs: ficar atento com o avanço, não o liberando totalmente até que tenha certeza que esteja tudo ok.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Execução de um programa:
0. SHIFT + EXIT (para voltar a tela principal)
1. Auto (na tela principal)
2. Número do programa
3. ENTER
4. Status (verificar se é o programa correto)
5. Fechar a porta
6. Verificar se a refrigeração está ligada
5. CYCLE START
---------------------------------------------------------------------------------------------
Executar zeramento G54 (usar o programa que segue no final da postagem):
1. Auto
2. Número do programa + ENTER
3. Status (verificar se a ferramenta não esta perto da placa)
4. CYCLE START
5. Verificar se carregaram os corretores (TC e TP com o numero da ferramenta)
6. SHIFT + EXIT (para voltar a tela principal)
7. Manual , JOG , Manivela (selecionar manivela mult 1 ou 10 e o eixo Z ou X)
7.1 Gire a manivela com Cuidado
8. Encostar a ponta da ferramenta na face da peça com cuidado.
9. SHIFT + EXIT (para voltar a tela principal)
10. Referência de trabalho
11. Referencia de ferramenta
12. Verifique se o numero da ferramenta está carregada
13. Leve o cursor no ZOFFSET utilizando as setas <---
14. DIGITE -2. (para criar um zero peça dois mm dentro da peça)
15. ENTER
16. Levar o cursor no campo G54
17. ENTER
14. Teclar F4 ou Z+ para afastar a ferramenta da peça.
---------------------------------------------------------------------------------------------

Movimentação da ferramenta manualmente (com e sem o volante):
1. Manual (sem o volante)
2. Jog
3. Jog continuo
4. Regular o avanço
5. Teclar X+ , X- , Z+ , Z-

• Manual (com o volante)
• Jog
• Volante
• Escolher o eixo (X ou Z)
• Escolher o avanço (1, 10, 100)
• Girar o volante
----------------------------------------------------------------------------------------
Ligar a placa e chamar uma ferramenta manualmente:
1. Manual
2. MDI
3. Status
4. Levar o cursor para baixo usando as setas para esquerda ou direita
5. Digitar (T0101#M6#M12#S800#M3#) + ENTER
6. CYCLE START
7. Para parar teclar CYCLE STOP e para abortar SHIFT + CYCLE
---------------------------------------------------------------------------------------------
Programa que chama a ferramenta para fazer o zero peça (G54)

; G54
G99
G54
T0101
M6
M30

120 comentários:

  1. Olá , sou programador cnc (iniciante), e gostaria de saber uma função para repetir o programa "n" vezes , até a barra terminar por exemplo. Se puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode utilizar a função "H".
      ex.

      N100 G99
      N200 T00
      N300 G54

      (...)prox ao fim do prog.
      N890 T00
      N900 G54
      N910 G00 X250. Z350.
      H100
      M30

      A função "H" fará com que o software leia o bloco "N".
      Como no ex.

      H100(vai para N100)

      o M30 não é necessario!

      Espero ter ajudado! Silvio Gomes Junior

      Excluir
    2. Ah, é semelhante ao "GOTO" nos comandos Siemens!

      Excluir
    3. só você fazer um subprograma em modelo incremental e chamá-lo no programa principal usando " P Nº do programa + L e quantas vezes quer repetir o subprograma .

      Excluir
  2. Ola Júlio!
    Gostaria de melhorar seu blog? deixa-lo igualzinho a um site?
    ou gostaria de obter um web site?
    entre em contacto: eddy.jazz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Julio!
    Queria saber se vc tem alguns pós-processadores, se tiver, vc poderia me passar por email ou me indicar alguns sites de download pra eu baixar! Estou precisando muito de um pós 802d siemens, e não consigo achar!! Se puder me ajudar, ficarei grato!
    Ats: Rodolfo
    email: rodsouzamoraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Júlio!
    Gostaria de saber se você conhece algum simulador de torno cnc, comecei a trabalhar com um Romi centur 30d, nunca trabalhei com torno antes, queria praticar os comandos. Muito bom seu blog!

    ResponderExcluir
  5. oii preciso comprar um MAC para torno com POS para fanuc, favor entrar em contato
    j.plasticos61@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Prof, Júlio,
    Poderia me informar se existe no cnc MACH9 a opção de furar e em seguida abrir rosca com macho? preciso fazer uma serir de peças onde se fará um furo de 30mm de profundidade e se abrirá rosca m14 em um eixo de aluminio. Aguardo retorno.Att Fabiano Mendonça
    BELO HORIZONTE MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só com dispositivo chamado de cabeçote flutuante para roscamento.

      Excluir
  7. boa noite prof, Julio ,gostaria de saber se tem algum comando que para os fusos e mantem a placa girando .

    ResponderExcluir
  8. Estoy necesitando un programa para la Pc para bajar y/o subir del torno a la Pc si alguien sabe de algo por favor hacérmelo llegar a
    gallygabriel@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. ola gostaria de saber como faço para abrir um ciclo de perfil

    ResponderExcluir
  10. olá eu gostaria de saber se tem como e como fazer contagem de peças no torno cnc mach 9 da romi, se alguém puder me ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode programar um L... para contagem regressiva.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Mas não tem nenhum comando que faz contagem progressiva?

      Excluir
  11. Como faso pra liga a makina e referencia com comando mach9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce liga a geral solta a emergencia aperta a cetitnha embaixo do monitor liga motor ao lado tem uma tecla amarela escrito exit , apertar varias veses ate aparecer referenciar maquina, acionar essa tecla em seguida olhar com atençao onde os carros x e z estao parados e apertar botao verde start ok.

      Excluir
    2. voce liga a geral solta a emergencia aperta a cetitnha embaixo do monitor liga motor ao lado tem uma tecla amarela escrito exit , apertar varias veses ate aparecer referenciar maquina, acionar essa tecla em seguida olhar com atençao onde os carros x e z estao parados e apertar botao verde start ok.

      Excluir
  12. Bom Dia,
    tenho um Centur 30D Mach9 da Homi. Está apresentando um defeito, em algumas peças ele para, alarma emergência e erro M014. só volta após desligar a geral. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  13. Professor Boa tarde,
    O motivo de meu contato é solicitar ajuda!
    Trabalho em uma empresa em campinas-sp, e temos lá Um Centro de Usinagem Romi Discovery 760 Comando fanuc no qual trabalho nele,e não tenho problemas.
    Mas fui solicitado a trabalhar em um torno Romi 30d comando Mach 9,e estou encontrando Dificuldades,Foi me dito que a empresa estaria disposta a arcar com as dispesas de um curso ou treinamento para essa finalidade,Mas,estou encontrando dificuldades para encontrar alguma escola ou Instituição que possa me oferecer este treinamento,já entrei em contato com a romi por telefone e foi me dito que mach 9 não tem mais,e tbm o senai nao oferece..
    Neste caso Voce poderia me ajudar em algo ?
    Deixarei meus dados e aguardo contato.

    TIAGO HENRIQUE NOGUEIRA
    CEL.(19) 983867931
    CEL.(19) 995390090

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,
      sou usuario torno cnc mach 9 centur 30 d

      Excluir
    2. Faço treinamento com pessoas em empresas e se tiver interesse ainda me manda um email, naldo.rr@gmail.com. Grato pela atenção.

      Excluir
  14. ola amigo, trabalho com programacao fanuc, so que agora a empresa onde trabalho resuscitou um romi mach8, e estou tendo muitas duvidas de fazer programas, vc pode mi ajuadar com alguns progrmas bases, rosca interna, externa, debaste, e cabecalho, mi confundo muito (rubens_gabriel_17@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou instrutor de CNC. Se ainda precisa meu email é naldo.rr@gmail.com.

      Excluir
  15. Gostaria que vc me mandasse um modelo de programa com rebaixo e rosca e cortar com bedame. OK

    ResponderExcluir
  16. Gostaria que vc me mandasse um modelo de programa com rebaixo e rosca e cortar com bedame. OK

    ResponderExcluir
  17. Vc poderia me mandar um programa que inclua G66 e rosca e bedame ,gostaria saber c VC poderia me mandar por email.

    ResponderExcluir
  18. Me ajuda ai professor desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  19. Me ajuda ai professor desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Olá meu nome é Gilberto gostaria de saber quais são os passos para referênciamento da máquina e da ferramenta

    ResponderExcluir
  21. Professor Julio gostaria de saber quais são os passos para referenciar a máquina e referenciar a ferramenta obrigado..

    ResponderExcluir
  22. boa noite, teria algum vídeo ou apostila para aprender a programa um torno cnc Romi MACH 8?

    ResponderExcluir
  23. ola tenho alguns pos processadores centro de usinagem centro de torneamento e tornos p edgecam mastercam e nxcam se alguem precisar entre em contato compartilho e se alguem puder me ajudar em um pos p torno mach9 agradeço.
    att felipe
    contato: felipe.martinelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. olá, por favor como ativar o código G4 tempo de permanência favor dá um exemplo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem que colocar o "D" com o tempo de permanência após o G4, exemplo:
      G4 D1.# (para 1 segundo)
      G4 D2.5# (para 2,5 segundos)

      Valeu, espero ter ajudado, alguém pelo menos, pq essa pergunta foi em 2016 hahaha

      Excluir
    2. G4D2. (Permanencia 2SEGUNDOS )
      G4D.5 (permanência 0,5 segundo)

      Excluir
    3. Oi Júlio, Gostaria do seu contato, Tenho alguma dúvida sobre o alarme def.quadrante ilegal quando uso ciclo g-66 no mach-8, acho bem melindroso o uso desse ciclo. Meu whats 11-97289-9288 Rogério, obrigado.

      Excluir
    4. Oi Júlio, Gostaria do seu contato, Tenho alguma dúvida sobre o alarme def.quadrante ilegal quando uso ciclo g-66 no mach-8, acho bem melindroso o uso desse ciclo. Meu whats 11-97289-9288 Rogério, obrigado.

      Excluir
  25. Boa tarde,
    Alguém tem o procedimento e o código de acesso para alterar parâmetros no ROMI comando MACH 8,

    (21) 96485-6178 Whatsapp André
    andre.upautomacao@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber como zerar ferramenta em x no comando Mach 10 Romi, usando G92 usando X +, e não negativo.

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a fazer um programa de cnc de uma peça na minha empresa de usinagem (estou iniciando) se alguem tiver essa disposição me comunique: unalou.comercial@gmail.com - Grato! Leonardo

    ResponderExcluir
  28. Esse guia também serve para o Romi mach5 ou são iguais???

    ResponderExcluir
  29. alguem pode so me informar como e o cabecario inicial do centur 30d mach 9...ate chamar a primeira torre.antes de comecar qualquer programa...obrigado ja agradeco muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. G99#
      G54# (ou G55 depende do modo de zeramento que vc escolheu)
      T0101 M6# (M6 se for torre com troca automática)
      M8# (liga fluído)
      G97# (rotação constante)
      S2000 M3# (M3 sentido da rotação, no caso anti-horário)
      G0 X200. Z200.
      ...

      Acho que é isso, estou começando agora, vaelu!

      Excluir
  30. Boa noite.O processo para zerar todas as ferramentas e o mesmo?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite tem algum ciclo para roscar com macho no comando mach 9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu não tenho certeza mas parece que não tem,mas eu coloque um macho M16 no mandril e programei a rotacao horário é anti horário para fazer as roscas em 1000 porcas é conseguir fazer todas

      Excluir
  32. Olá estou com Mach 9 com um alarme de falha de acionamento...alguém sabe oq pode ser??

    ResponderExcluir
  33. como faço pra girar a torre pra tocar um vidia do cnc mach 9

    ResponderExcluir
  34. Pra quem quiser apostila completa do MACH9 é só mandar o pedido por email ( naldo.rr@gmail.com ).

    ResponderExcluir
  35. Como faço pra parar a placa sempre na mesma posição,favor dar exemplos obrigado

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite trabalho com torno cnc a alguns anos e ultimamente estou trabalhando num centur 30d e essa semana o patrao resolveu comprar um mach 8 eu esqueci como fazer o zeramento das ferramentas do mach 8 .poderia me ajudar.se puder enviar o manual por email agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    2. pra vc quer o manual se nao sabe ler nem o resumo que ele escreveu no blog?

      Excluir
  39. Mach 9 tem ciclo para rosca macho móvel?

    ResponderExcluir
  40. Boa noite a tds...alguém tem o simulador de torno cnc mach9, e o mcs?
    me ajudaria muito quem poder me passar...baixei o swansoft cnc, mas o mach 9 é demo... Agradeço desde já quem puder me passar... Deixo meu email para contato: Sidimar-cabral@bol.com.br

    ResponderExcluir
  41. boa tarde! Por gentileza, poderiam me ajudar com um problema "estranho"??Trocamos a fonte de um Centur 30RV Mach8, tudo ficou ok, exceto quando programamos com G97(ROT. FIXA) a maqu. gira a arvore, porem, não continua lendo o programa, ela interrompe a leitura naquela sentença e não parte para executar mais nada, não da alarme e não para o giro... Ja tentamos de tudo, inclusive quando usamos o G96 tudo funciona normal....Alguem ja viu algo similar? sabem ajudar, por favor? Agradeço muito, antecipadamente.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Professor, Aqui na empresa temos um torno cnc com software da siemens. Por uma questão de método, fazemos temos que fazer o zero peça através do corretor. Agora chegou um torno cnc com o MACH9. Como posso fazer este zeramento através do corretor? Procurei saber aqui e antes do siemens tbm era mach9 e os operadores faziam o zero peça assim.
    contato: augustojunior10122016@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. preciso de um manual para o mach 5 de um torno galaxy

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Julio, estou programando um torno cnc Galaxy 15s mach9, porem estou com uma dificuldade..... Gostaria de saber como fazer para trabalhar com a maquina puxando uma barra com puxador de barras. Eu fiz um programa principal com "P" e "L" e o Sub programa com todas as coordenadas. Usei o "G94" para poder mover os eixos com o eixo arvore parado, porem a hora que entra o "M24" a maquina da alarme de placa aberta e para de rodar o programa. Já tentei tirar o sensor da placa mais não deu certo. Tem algum código "G" ou "M" para a maquina se movimentar com a placa aberta, ou então teria que mexer no parâmetro?

    Desde já agradeço!

    Att, André

    ResponderExcluir
  45. Olá boa noite será que alguém pode me ajudar
    Qual função do mach9 ativa prender pelo interno e pelo externo dentro do programa ?

    ResponderExcluir
  46. Bom dia julio, tudo bem estou com um defeito em um cnc galaxy 15s, acredito que pode ser parâmetros o erro, todo o inicio de programa o eixo arvore parte em velocidade baixa e demora até atingir a velocidade de maxim de usinagem programada sem gerar nenhum alarme.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia!
    tenho um torno mach 8 romi centur com gang
    programei mas não estou conseguindo zerar ferramenta.

    ResponderExcluir
  48. Buen día quiero saber como hago abrir el plato y cerrar del panel de control.

    Gracias

    ResponderExcluir
  49. Buen día quiero saber como hago abrir el plato y cerrar del panel de control.

    Gracias

    ResponderExcluir
  50. Boa noite. Você teria este manual: MANUAL DE MANUTENÇÃO ELETRO-ELETRÔNICA SISTEMA MACH 9?

    ResponderExcluir
  51. boa tarde professor,
    Existe algum código que o mach9 tem que mude o "EIXO X MODO" de diâmetro para raio. E o Sr. poderia indicar algum software para transferir os programas do pc para o cnc?

    ResponderExcluir
  52. Boa noite qual codigo uso para acionar e recuar o contra ponto,comando mach 9

    ResponderExcluir
  53. Tenho um Mach 9 mais não consigo fazer transferência de programas alguém poderia mim ajudar

    ResponderExcluir
  54. Não consigo rodar a placa e movimentar o eixo x e o z com a placa rodando, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aperte o botão vermelho cycle stop uma vez, volte para Manual, JOG, aí vc consegue movimentar

      Excluir
  55. Poderia me ajudar existe um ciclo no Mach 9 para fazer rosca com macho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu faço rosca M4, M6, M8, M10,M12 nas peçad que usino Opero torno cnc Romi Galaxy 15 S, Comando Mach 9.

      Excluir
    2. ui granola, kkkk quer queimar sua rosca com macho

      Excluir
  56. Oq é o problema M016 baixa pressão, e com o resolver??
    Obg!!

    ResponderExcluir
  57. Olá Júlio, preciso de treinamento para programar um torno CNC Mach 9. Me passe seu contato ou salva o meu por favor. 64 98406-7729

    ResponderExcluir
  58. Olá! Alguém sabe como fazer a programação no comando Mach 9 para usar o puxador de barras (ferramenta)?
    O programador falou que a máquina não aceita trabalhar com a placa aberta.

    ResponderExcluir
  59. Olá Júlio. A empresa q trabalho comprou torno centur Mach9. Já consegui uma apostila q esta me ajudando. Mas as vezes apaga programa da memoria sozinha. Uma pessoa disse q quando digitar algo q a maquina não reconheça ela apaga programas. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  60. rapaziada muito bom dia meu torno centur30d comando mach9 esta dando o erro M014 falha do acionamento ? queria saber se algum de voces ja tiveram esse mesmo problema e qual foi a solução especifica ? muito obrigado desde ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com esse problema, como resolveu o seu? Zap 11 96204 9187

      Excluir
    2. sua mulher pulando a cerca , da esse erro

      Excluir
  61. Estou comprando um Mach 9 será que estou fazendo um bom negócio


    ResponderExcluir
  62. A bateria do meu torno acabou e desregulo o eixo x e z como eu conserto isso ?

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde,apareceu um alarme Eixo Árvore Parado, o que quer dizer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  64. Gostaria de saber como faço para transferir um programa de um notebook para o Torno Centur 30D Mach9.Porque eu consigo êxito na tela do notebook , mas no torno não dá nenhum sinal.

    ResponderExcluir
  65. Olá como inserir um comentario no mach 9 tenho a apostila mas seguindo as orientações não consegui, alguem pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  66. tudo viado aqui, corno do cnc. enquanto estão alisando ferro, a mulher se diverte com Ricardão

    ResponderExcluir
  67. pre requisito pra trabalhar com o macho 9 é ter nove machos?

    ResponderExcluir
  68. Então galera li todos os comentários já fiz de tudo sub programa com linhas N H e a máquina Romi cenntur 30d mach9 não consegue repetir programa .. ela lê a primeira vez mais na segunda da um aviso CODIGO G INDEFINIDO preciso de uma ajuda aí

    ResponderExcluir
  69. Tem como ativar o contador de peças

    ResponderExcluir
  70. Ao ligar equipamento aparece na tela (OPERAÇÃO ARITMÉTICA INVÁLIDA) Oq quer dizer....?

    ResponderExcluir
  71. Olá me chamo Lucas queria saber oq fazer quando a pastilha desgasta muito rápido ?

    ResponderExcluir